Projetos de Investigação e Desenvolvimento

A forte aposta na pesquisa tecnológica é uma prioridade estratégica da 3DTECH que, nos últimos anos desenvolveu diversos Projectos de I&D nacionais e internacionais, com parcerias tecnológicas consubstanciadas e orientadas tanto para a criação de valor operacional como para a diferenciação empresarial.

BePIM

Microdispositivos Biomédicos Invasivos Para PIM – Powder Injection Moulding
O Projecto de I&DT BEPIM visou o desenvolvimento de soluções de engenharia para o fabrico de Micromoldes, adequados à produção de Microcomponentes metálicos para o sector da saúde, através da tecnologia de pós.
Trata-se de uma abordagem completa, em que aspetos tecnológicos, económicos, de qualidade e ambientais, se conjugam para criar produtos de dimensões reduzidas para a área médica, especificamente a nível dos implantes dentários.

EUROTOOLING 21

O Projecto de investigação EUROTOOLING 21 permitiu consolidar um novo segmento industrial através da criação de cadeias de fabrico alternativas, orientadas para a produção de pequenas séries, com elevada qualidade global em soluções de dimensões médias e grandes do produto.
Com uma tradução efectiva na capacidade de fabrico de ferramentas a preços e prazos substancialmente inferiores, a operacionalidade destas cadeias surge assim através de 2 novos processos não convencionais, no fabrico de moldes de grandes dimensões, baseados na utilização de Resinas, Jactos Metálicos e Ferramentas de Multimateriais.

SINTERMOLDE

A tecnologia DMLS tem vindo a ser aplicada com alguma regularidade em Ferramentas Protótipo para pequenas séries de baixa especificação técnica. No entanto, a evolução do referido processo de Sinterização, torna evidente a necessidade fazer uma extrapolação tecnológica das metodologias de Engenharia e de Fabrico de Moldes, para produção em série.
As características superiores dos novos materiais que podem ser processados através desta tecnologia, conferem o arrojo necessário ao desenvolvimento conjugado de “Linhas de Produção” baseadas em Tecnologias Não Convencionais de Fabrico, como a Sinterização Metálica Directa, com Tecnologias Convencionais como a fresagem, erosão e/ou rectificação.

HARDGASKET

Considerando os atuais desafios colocados a fornecedores directos e indirectos da Indústria Automóvel, o projecto HARDGASKE, num consórcio 3DTECH, Amorim Industrial Solutions, PIEP e Centimfe, visou o desenvolvimento de competências nas áreas de projeto e fabrico de componentes ou sistemas para a área dos termoplásticos e Borracha com Cortiça – “Plastic Carrier Gasket”.
Claramente direccionadas para a redução de custos e ao aumento de performances gerais, as grandes tendências de evolução e desenvolvimento da Indústria Automóvel estão cada vez mais focadas nas vertentes da Redução de Peso, Redução NVH (Noise, Vibration and Hardness), Optimização da montagem (Handling) e Inovação.

C-TEC

O projeto C-TEC visou desenvolver soluções de moldação avançada de biocompósitos de Matriz Polimérica Reforçada com Celulose. Destinado a sectores de grande valor acrescentado, seguiu três linhas de orientação estratégica:
Green Structural Composites: biocompósitos de elevado desempenho, por incorporação de fibras de celulose e nanocristais de celulose à matriz termoplástica, orientados para o sector automóvel;
Green Composites Pot: biocompósitos biodegradáveis com propriedades barreira específicas, orientados para o sector da embalagem;
Green Composites Foam: biocompósitos de baixa densidade, recorrendo à aplicação de Mucell, orientados para o sector da (re) construção sustentável.

iCAD

Num consórcio constituído por promotores empresariais e um co-promotor do SCTN, o projecto iCAD, visou o desenvolvimento de um sofisticado módulo integrado no software de CAD SIEMENS SolidEdge, para dar suporte aos crescentes desafios da indústria de moldes e ferramentas especiais.
Destinado às actividades de projecto de moldes, o iCAD teve especial enfoque nas áreas emergentes do “engineering & tooling”, cuja matriz de carácter mais tecnológico, vem complementar a matriz tradicional do sector. Assim, o iCAD veio responder às necessidades específicas de algumas franjas tecnológicas na área dos moldes para as quais ainda não existiam plataformas devidamente customizadas, tais como, a área médica, a micro fabricação e os moldes de grandes dimensões para materiais compósitos de elevado desempenho.

BIOMAS II

O projecto BIOMAS II visou o desenvolvimento de um sistema para fabricação de estruturas 3D heterogénas em diferentes materiais, com diversas orientações de filamentos em várias escalas, para aplicações ósseas de estrutura diferenciada, com a possibilidade de encapsulamento de fármacos.
Num consórcio 3DTech, Moliporex, CDRSP do Instituto Politécnico de Leiria e FCTUC – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foram desenvolvidos dois sistemas de fabricação aditiva (micro-co-extrusão e electrospinning), que conjugados, permitiram obter maior diferenciação entre zonas e estruturas com propriedades únicas e grande variedade de características. Foram também selecionados, combinados e caracterizados vários biomateriais híbridos (sintéticos e naturais), aprovados pela FDA para fabrico de scaffolds e bioimpressão de órgãos, assim como, desenvolvidas estratégias de mimetização dos tecidos nativos.

BePIM II

No projecto BEPIM II o principal foco esteve no desenvolvimento de revestimentos cerâmicos com o objetivo principal de melhorar a capacidade osteointegradora no revestimento de superfícies, e simultaneamente criar um módulo de elasticidade compatível com o valor médio do osso do maxilar.
Focado na fabricação de parafusos e porcas por PIM, o objetivo principal deste projecto, é contribuir para o desempenho do implante, aumentando a possibilidade de realizar ajustes entre dois materiais diferentes durante todas as etapas do processo, e em simultâneo, produzir micromoldes de precisão que permitem a compatibilidade entre roscas – porca e parafuso.

Tooling EDGE

O projeto mobilizador TooIingEDGE – Produção Sustentável de Elevado Desempenho – agrega em torno de objectivos comuns, várias entidades do SCT e diversas empresas, materializando uma componente essencial da estratégia definida para o polo de competitividade Engineering & Tooling.
Todas as actividades de investigação e desenvolvimento deste projecto visaram desenvolver o conhecimento necessário para capacitar e posicionar a indústria de E&T num novo patamar, capaz de fornecer de forma competitiva novos sectores de atividade como a aeronáutica e a área médica.

HIBRIDMould 21

O projecto HYBRIDMould 21 visou conceber e implementar à escala piloto, um negócio para a produção em termoplásticos de pequenos lotes de peças com grandes dimensões. Deste modo, toda a concepção e desenvolvimento de moldes e ferramentas foi adequada às características e dimensões das peças, incluindo o estudo de materiais e equipamentos a utilizar, de modo a satisfazer todos os requisitos dos processos de transformação.
Esta área de investigação e desenvolvimento surge para dar resposta a diferentes sectores da indústria portuguesa no domínio do projecto e fabrico de moldes para peças grandes, seja mobiliário de exterior ou mobiliário urbano, mas sobretudo, para criar uma mais valia no fabrico de moldes, com o rigor dimensional exigido por sectores industriais de alto valor acrescentado, como são a indústria automóvel, náutica, aeronáutica e aeroespacial.