Projeto

Resumo

 

Os componentes multimaterial (compósitos), com elevadas propriedades mecânicas, características multifuncionais e alto desempenho, são alvo de procura crescente por diversos mercados. Os componentes multimaterial permitem reduzir as dimensões dos sistemas, simplificar as operações de montagem e aumentar a fiabilidade das funções inerentes.

O sistema NEXT.parts posicionar-se-á como uma alternativa importante ao nível das soluções de fabrico de protótipos em metal-polimero ao permitir construir peças híbridas em bi-material recorrendo a um processo aditivo que adiciona material polimérico a uma outra geometria metálica previamente realizada. Os componentes metálicos ou noutro material são paletizados numa plataforma intermutável entre equipamentos, sendo que passam por um processo intermédio de funcionalização das superfícies para uma adesão efetiva do polímero (obtido por SL) sobre o substrato (peça metálica ou outra).

Para tal, o equipamento NEXT.parts irá recorrer a uma evolução do processo SL (estereolitografia) que aplica o laser em múltiplas direções permitindo que este ultrapasse as zonas-sombra. O software (com base em algoritmos de calculo matemático para minimizar as zonas de sombra) de apoio irá, mediante o modelo 3D da peça final, aconselhar o operador acerca das melhores estratégias (posicionamento das peças na plataforma) e produzir o programa de construção. Em complemento, uma plataforma web ligará todos os passos do processo ao cliente final.

 

Características Inovadoras

 

  • Sistema de polimerização por radiação UV sobre estruturas tridimensionais metálicas - O sistema permitirá a polimerização de uma segunda forma por adesão a uma primeira forma, criando assim um artigo híbrido metal-polímeros obtido por processos aditivos. Utilização de um laser UV 100 a 200 mW e 380 a 400 nm.
  • Produção de componentes de engenharia obtidos por polimerização sobre uma estrutura tridimensional por forma aditiva SL - Possibilidade de obtenção de componentes de engenharia avançados, para diversas aplicações industriais, podendo incorporar um reforço metálico ou funcionalidades mecatrónicas previamente construídas.
  • Produção de componentes de aplicação médica obtidos polimerização sobre uma estrutura tridimensional por forma aditiva SL - Obtenção de polimeros permanentes e polímeros para regeneração de tecidos e outras aplicações médias e ortopédicas, com a possibilidade de libertação de fármacos adaptados ao paciente.
  • Software de cálculo de trajectorias de posicionamento dos espelhos gavanometricos e varrimento laser UV para maximizar polimerização e minimizar efeito sombra - O software desenvolvido permitirá a deteção de zonas "sombra" e assim determinar ângulos de incidência alternativos do laser para a maximização dos artigos passíveis de ser construídos pelo equipamento.

 

© 2016-2019 Consórcio NEXT.parts

Compete, Portugal 2020, FEDER